Neurociência
O que é neurociência?
Neurociência é o estudo do sistema nervoso e sua relação com o comportamento e a mente. O sistema nervoso é o conjunto de órgãos que controlam o funcionamento do corpo. O objeto de estudo principal da neurociência é o cérebro, o órgão mais complexo do organismo: seus aspectos moleculares, celulares, evolutivos, estruturais, funcionais e de desenvolvimento, bem como suas alterações, são investigados com técnicas e metodologias cada vez mais avançadas. Busca-se entender como a estrutura e o funcionamento do sistema nervoso interage com a genética e o ambiente, influenciando o nosso comportamento e aprendizagem. Em outras palavras, os estudos da neurociência buscam compreender como uma pessoa processa as informações adquiridas pelo ambiente e as transforma em aprendizado. A partir daí, é possível definir estratégias assertivas de ensino, o que garante a pessoa, uma melhor absorção do conteúdo e da qualidade de vida.
Pesquisas em neurociência têm sido expandidas enormemente com a ajuda de novas e diferentes abordagens. Os neurocientistas podem estudar desde neurônios individuais a redes neurais e regiões cerebrais em tarefas sensoriais, cognitivas e motoras. A neuroimagem cerebral com o uso da ressonância magnética, por exemplo, é uma técnica moderna de estudo, entre outras formas.
A neurociência engloba todas as áreas da ciência e diversas especialidades. Podem ser neurocientistas biólogos, médicos, fonoaudiólogos, psicólogos e até físicos, engenheiros e economistas – não é necessário ter formação na área da saúde, mas uma base sólida em ciências biomédicas é fundamental.
(15) 3537-0637